Imprimir

A LASA

A LASA-LIGA DOS AMIGOS DE SETÚBAL E AZEITÃO é uma associação regional sem fins lucrativos, fundada em 1955, cujos estatutos definem finalidades múltiplas, todas elas orientadas para a defesa e divulgação do património cultural, ambiental e social numa perspectiva do desenvolvimento regional. Desde 1955 até 1974, a LASA situou-se como “pivot” e cordão umbilical do Museu da Cidade, canalizando para este os subsídios atribuídos pela Junta Distrital, Governo Civil e Câmara Municipal, proporcionando-lhe uma grande projecção. Na década seguinte, de 1974 até 1984, a LASA, à semelhança de muitas outras instituições que, de forma meritória, generosa e abnegada, serviram o País, entra em eclipse forçado devido a movimentações político/partidárias que se desenvolveram no sentido do aproveitamento e controlo do espaço e espólio que pertenciam à LASA e ao Museu da Cidade. A partir de 1984 e até 1993, houve um desabrochar da Liga, que com escassos meios, conseguiu planear e empreender realizações novas e estimulantes em prol da cultura de Setúbal. Entre as acções desenvolvidas de 1993 a Maio 1996, a Liga entrou novamente num período de um certo adormecimento, sem intervenções relevantes. Em Maio de 1996 uma nova Direcção foi eleita, e muito naturalmente iniciou uma leitura actuante dos objectivos estatutários. Deste modo foi imprimida uma dinâmica própria e definida, que criou condições de mudança de acordo com os novos padrões da Sociedade, honrando e dignificando o passado, e mudando o presente para ganhar o futuro. Desde aí a equipas directiva da LASA fortaleceu-se e renovou-se, com a colaboração de um conjunto de pessoas determinadas a prosseguir no esforço de defesa da identidade de Setúbal e Azeitão. Ao longo deste breve história da LASA poderá confirmar-se que as instituições ficam e os homens passam, mas as instituições são aquilo que os homens querem que elas sejam. Nós, na LASA, não queremos ser apenas solidários com os princípios do associativismo, mas também ser a consciência crítica do poder estabelecido e os porta-voz daqueles que não têm voz.OBJECTIVOS DA LASA (Artº 3º dos Estatutos)A LASA tem como objectivo principal a defesa do ambiente, do património natural e construído da região de Setúbal e Azeitão, bem como a conservação da natureza. Tem ainda como objectivos :

  • Proteger, promover e divulgar o património ambiental cultural e social da Região de Setúbal e Azeitão;
  • Colaborar com outros organismos, particularmente a Administração Central e Local;
  • Constituir, integrar-se ou manter relações com outras Associações ou Fundações nacionais ou internacionais que prossigam a defesa dos interesses sectoriais comuns, participando nas suas actividades;
  • Denunciar actos ou planos que originem a diminuição de interesse ou prejuízo para a região;
  • Promover e colaborar na criação e manutenção de centos ambientais, centros culturais e centros sociais, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população.

Estatutos LASA